Diariamente as indústrias produzem uma enorme quantidade de lixo. Esses resíduos precisam ser descartados de maneira correta, e o transporte é uma das partes mais importantes desse processo.
O descarte desse tipo de resíduos feito da forma mais consciente e responsável, com condições especiais de transporte e armazenamento, evita a contaminação do meio ambiente e danos sérios à saúde pública.
Riscos ao meio ambiente e à saúde
Muitos dos metais e produtos químicos presentes nas rotinas das indústrias não são naturais e nem biodegradáveis.
O descarte incorreto dessas substâncias pode trazer sérios danos ao meio ambiente e à saúde da população.
Como parte do processo de liberação para poderem operar, as grandes fábricas precisam, ainda, elaborar um plano para mostrar mostrando a capacidade de fazer o descarte correto de seus resíduos.
Entre outros benefícios, essa prática reduz a produção de lixo nas próprias indústrias, diminui a poluição do meio ambiente e as consequências negativas dos resíduos industriais para a população afetada.
O lixo produzido pelas indústrias pode ser classificado em três categorias, de acordo com as reações que produzem quando em contato com o solo.
Classificação
Os resíduos Classe 1, também chamados de perigosos, são aqueles que apresentam riscos ao meio ambiente e à saúde pública.
Já os que fazem parte da Classe 2, ou não-inertes, são os que não apresentam perigo, porém podem ser biodegradáveis, pegar fogo mais facilmente e serem solúveis em água. Essas, aliás, são basicamente as características do lixo doméstico.
Os resíduos classificados como Classe 3 são aqueles que não possuem risco de contaminação ao meio ambiente e de causar sérios danos à população.
Ao contrário do que se pode pensar, os veículos responsáveis por transportar o lixo produzido pelas indústrias necessitam preencher alguns requisitos para que possam realizar esse tipo de trabalho.
De acordo com a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é obrigatório que os veículos:
– Estejam em bom estado de conservação, não permitindo o derramamento ou vazamento dos resíduos
– Mantenham um bom condicionamento dos resíduos, evitando que os mesmos sejam espalhados
– Atendam às normas vigentes da legislação ambiental e tenham os documentos necessários para o controle dos órgãos ambientais competentes
Os profissionais responsáveis por transportar os resíduos industriais também devem cumprir rigorosos protocolos de manuseio do material e de segurança.
Preencher esses requisitos garante que o transporte de tais resíduos seja realizado da forma correta, mais rápida e eficiente.
Para que tudo saia conforme planejado, muitas indústrias optam por contratar a Gestão de Resíduos SUGAR, empresa capacitada para o transporte e gestão de seus resíduos. serviços que cobrem desde o recolhimento até o completo descarte dos resíduos das indústrias.
O transporte correto dos resíduos industriais beneficia tanto as grandes fábricas quanto o meio ambiente e a saúde pública.
A contaminação do solo, os danos à saúde da população e o pagamento de multas podem ser evitados com o uso de veículos adequados e profissionais capacitados para o transporte do resíduos industriais.
Entre em contato conosco para tirar as suas dúvidas e agendar o seu atendimento!